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RELÓGIO

segunda-feira, 1 de abril de 2013

PROPOSTA PEDAGÓGICA


 APRESENTAÇÃO


            Essa Proposta Pedagógica constitui, o compromisso educacional da Escola em relação aos alunos, às famílias e à comunidade, bem como reflete o modelo de ensino adotado e a qualidade da formação almejada.
          A Proposta Pedagógica  tem caráter estratégico e é parâmetro  essencial para planos, projetos e atividades de educação e tecnologia da escola, também tem por objetivo a busca e capacitação em serviço de todos os profissionais que atuam na escola, como forma de melhoria de ensino.
           “Ensinar a pescar ao invés de entregar o peixe pronto”. “Fazer do caminho, e não da chegada a razão da jornada”. “Aprender com os erros”. Todas essas máximas, tão embasadoras de uma postura reflexiva e crítica diante do mundo são, também, o ponto de partida da Proposta Pedagógica da E E Prof. Waldemar da Silva Rigotto. A função instrumentalizante da educação nunca foi tão ratificada quanto nos tempos atuais. Nunca estivemos tão diante da necessidade de criar, construir, mudar e redimensionar quanto nos encontramos na era atual. O modelo de aprendizagem que embasa a proposta não é mais o modelo tradicional o qual acredita que o aluno deva receber informações prontas e ter, como única tarefa, repeti-las na íntegra. A proposta se fundamenta num modelo dinâmico de aprendizagem, no qual o aluno é levado em conta, com todos os saberes e interconexões mentais. A verdadeira aprendizagem se dá quando o aluno (re) constrói o conhecimento e forma conceitos sólidos sobre o mundo, o que vai possibilitar-lhe agir e reagir diante da realidade. Acredita-se, com convicção e com o respaldo do mundo que nos cerca, que não há mais espaço para a repetição automática, para a falta de contextualização e para a aprendizagem que não seja significativa. A proposta pedagógica da  E E Prof. Waldemar da Silva Rigotto fundamenta-se, em síntese, numa aprendizagem significativa, a partir do contexto emocional do aluno, pois só assim aprende-se de forma duradoura.
         Esta Proposta Pedagógica é o resultado da revisão feita em 2010.

OBJETIVOS
Aluno
No decorrer da implantação desta Proposta Pedagógica  o aluno como sujeito da construção do seu saber, deve desenvolver as seguintes habilidades:
·         utilizar as mais variadas linguagens para expressar o conhecimento científico adquirido;
·         usar a sua experiência e o seu conhecimento para resolver problemas e entender os fenômenos naturais, sociais, históricas e geográficos;
·         Desenvolver sua capacidade de aprender, atingindo pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
·         Atingir um grau de maturidade onde seja capaz de compreender e expressar idéias, atitudes e valores;
·         Fortalecer os vínculos familiares, a fim de despertar a solidariedade, o respeito mútuo e a tolerância, necessários a uma boa convivência social;
       Educador

     O Educador deve procurar:
  • manter uma relação de afetividade com o aluno baseada no respeito mútuo, coordenando o processo de autoridade com ternura e vigor, em direção à construção da disciplina;
  • tomar consciência do que fazer a respeito de sua prática pedagógica, refletindo sobre ela e a inovando permanentemente;
  • ter uma visão crítica das atividades e dos procedimentos na sala de aula e dos valores culturais de sua função docente;
  • adotar uma postura de pesquisador e não somente de transmissor; ter um maior conhecimento das características do desenvolvimento e aprendizagem do seu aluno;
  • valorizar o erro como situação de aprendizagem ou seja, a demonstração do nível de
            entendimento do aluno;
  • estar em processo constante de aprendizagem; reconhecer e valorizar o conhecimento construído pelo aluno;
  • agir como gestor na relação aluno/objeto de conhecimento, partindo de situações-problema,valorizando o conhecimento prévio do aluno e respeitando seus diferentes ritmos e vivências;
  • responsabilizar-se pela recuperação paralela do seu componente curricular, orientando o aluno nas dificuldades apresentadas e por meio da avaliação diagnóstica, trabalhar no resgate dos conteúdos ou das competências não desenvolvidas, valorizando sempre a curiosidade.

AVALIAÇÃO

             As práticas de avaliação serão, primordialmente, observacionais , com ênfase na avaliação qualitativa sobre a quantitativa, independentemente do critério de atribuição de notas ou conceitos.

         CONSIDERAÇÕES FINAIS

           Sabemos que são muitas as dificuldades que se colocam diante do Gestor e do professor que desejam realizar um trabalho de qualidade na sua escola.    Todavia, acreditamos que refletindo sobre os resultados das avaliações externas , confrontando-as
com o real aproveitamento dos alunos , poderão gestores e corpo docente  da escola mudar os rumos do processo pedagógico.
Mas para isso, é preciso que acreditemos que todos os aluno

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