APRESENTAÇÃO
Essa Proposta Pedagógica constitui,
o compromisso educacional da Escola em relação aos alunos, às famílias e à
comunidade, bem como reflete o modelo de ensino adotado e a qualidade da
formação almejada.
A Proposta Pedagógica tem caráter estratégico e é parâmetro essencial para planos, projetos e atividades
de educação e tecnologia da escola, também tem por objetivo a busca e
capacitação em serviço de todos os profissionais que atuam na escola, como
forma de melhoria de ensino.
“Ensinar a pescar ao invés de
entregar o peixe pronto”. “Fazer do caminho, e não da chegada a razão da
jornada”. “Aprender com os erros”. Todas essas máximas, tão embasadoras de uma
postura reflexiva e crítica diante do mundo são, também, o ponto de partida da
Proposta Pedagógica da E E Prof. Waldemar da Silva Rigotto. A função
instrumentalizante da educação nunca foi tão ratificada quanto nos tempos
atuais. Nunca estivemos tão diante da necessidade de criar, construir, mudar e
redimensionar quanto nos encontramos na era atual. O modelo de aprendizagem que
embasa a proposta não é mais o modelo tradicional o qual acredita que o aluno
deva receber informações prontas e ter, como única tarefa, repeti-las na
íntegra. A proposta se fundamenta num modelo dinâmico de aprendizagem, no qual
o aluno é levado em conta, com todos os saberes e interconexões mentais. A
verdadeira aprendizagem se dá quando o aluno (re) constrói o conhecimento e
forma conceitos sólidos sobre o mundo, o que vai possibilitar-lhe agir e reagir
diante da realidade. Acredita-se, com convicção e com o respaldo do mundo que
nos cerca, que não há mais espaço para a repetição automática, para a falta de
contextualização e para a aprendizagem que não seja significativa. A proposta
pedagógica da E E Prof. Waldemar da
Silva Rigotto fundamenta-se, em síntese, numa aprendizagem significativa, a
partir do contexto emocional do aluno, pois só assim aprende-se de forma
duradoura.
Esta Proposta Pedagógica é o resultado da
revisão feita em 2010.
Aluno
No decorrer da implantação desta Proposta Pedagógica o aluno como sujeito da construção do seu saber, deve desenvolver as seguintes habilidades:
·
utilizar as mais variadas linguagens para
expressar o conhecimento científico adquirido;
·
usar a sua experiência e o seu conhecimento para
resolver problemas e entender os fenômenos naturais, sociais, históricas e geográficos;
·
Desenvolver sua capacidade de aprender,
atingindo pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
·
Atingir um grau de maturidade onde seja capaz de
compreender e expressar idéias, atitudes e valores;
·
Fortalecer os vínculos familiares, a fim de
despertar a solidariedade, o respeito mútuo e a tolerância, necessários a uma
boa convivência social;
Educador
O Educador deve procurar:
- manter uma relação de afetividade com o aluno baseada no respeito
mútuo, coordenando o processo de autoridade com ternura e vigor, em
direção à construção da disciplina;
- tomar consciência do que fazer a respeito de sua prática
pedagógica, refletindo sobre ela e a inovando permanentemente;
- ter uma visão crítica das atividades e dos procedimentos na sala
de aula e dos valores culturais de sua função docente;
- adotar uma postura de pesquisador e não somente de transmissor;
ter um maior conhecimento das características do desenvolvimento e
aprendizagem do seu aluno;
- valorizar o erro como situação de aprendizagem ou seja, a
demonstração do nível de
entendimento do aluno;
- estar em processo constante de aprendizagem; reconhecer e
valorizar o conhecimento construído pelo aluno;
- agir como gestor na relação aluno/objeto de conhecimento, partindo
de situações-problema,valorizando o conhecimento prévio do aluno e
respeitando seus diferentes ritmos e vivências;
- responsabilizar-se pela recuperação paralela do seu componente
curricular, orientando o aluno nas dificuldades apresentadas e por meio da
avaliação diagnóstica, trabalhar no resgate dos conteúdos ou das
competências não desenvolvidas, valorizando sempre a curiosidade.
AVALIAÇÃO
As
práticas de avaliação serão, primordialmente, observacionais , com ênfase na
avaliação qualitativa sobre a quantitativa, independentemente do critério de
atribuição de notas ou conceitos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Sabemos que
são muitas as dificuldades que se colocam diante do Gestor e do professor que
desejam realizar um trabalho de qualidade na sua escola. Todavia, acreditamos que refletindo sobre
os resultados das avaliações externas , confrontando-as
com o real aproveitamento dos alunos , poderão gestores e
corpo docente da escola mudar os rumos
do processo pedagógico.
Mas para isso, é preciso que acreditemos que todos os
aluno
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